Os planetas e a sua estrela constituem o mais pequeno sistema solar até agora encontrado na galáxia a que pertence a Terra.
Astrónomos detetaram três novos planetas, os mais pequenos identificados até hoje, a orbitarem uma estrela localizada para além do Sol, revelou a NASA esta quarta-feira.
A observação foi possível através da leitura da informação recolhida pelo fotómetro da sonda espacial Kepler, lançada em 2009 com o objetivo de identificar possíveis planetas de dimensões semelhantes às da Terra numa determinada área da Via Láctea.
"Este é o mais pequeno sistema solar identificado até agora", explicou John Johnson, responsável pelo Instituto de Ciência Exoplanetária da NASA. É importante por um aspeto: "prova a diversidade dos sistemas planetários na nossa galáxia", referiu o cientista.
Tratam-se de três exoplanetas (isto é, exteriores ao nosso sistema solar), tendo o mais pequeno as dimensões de Marte. Os três planetas apresentam superfícies rochosas, como a Terra, mas estão em órbita da sua estrela a uma distância que torna impossível apresentarem condições de habitabilidade. Estas definem-se pela possibilidade de um planeta puder possuir água em estado líquido.
As temperaturas do mais perto da estrela situam-se nos 440 graus Celsius, no mais distante rondam os 70 a 75 graus Celsius.
Nenhum comentário:
Postar um comentário