Clique para ampliar
O fenômeno da ocultação será melhor observado nos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, onde a imersão será total.
Em Florianópolis, Vênus tocará o disco lunar às 19h24 e às 19h36 ficará 80% ocultado pela Lua, só ressurgindo completamente às 19h52.
Em Porto Alegre o evento será ainda mais intenso. A borda do disco venusiano tocará o limbo da Lua às 19h11 e as 19h18 será totalmente ocultado. O planeta permanecerá
oculto por 34 minutos e as 19h52 ressurgirá lentamente já na área iluminada da Lua. A ocultação termina as 19h57 quando Vênus estará novamente visível.
Para as localidades situadas acima da latitude de Florianópolis o evento será menos intenso, mas ainda assim magnífico. Em São Paulo, Vênus não será ocultado, mas ficará visualmente muito próximo da Lua, o que sem dúvida renderá belas fotos. Na capital paulista, o momento da máxima aproximação será por volta das 19h39.
Bons céus!
Arte: No topo, momento da aproximação máxima entre a Lua e Vênus como vista de São Paulo. No vídeo, a ocultação completa do disco planetário como será vista de Porto Alegre. Créditos: Apolo11.com.
Nenhum comentário:
Postar um comentário