quinta-feira, 24 de março de 2011

É um avião? É um trem? Não, é uma locomotiva V12 movida a hélice



É hora de conferir os projetos de veículos da Alemanha antes da guerra. Você já viu o avião foguete nazista construído para mandar Nova Iorque pelos ares. O trem de alumínio movido à hélice Schienenzeppelin é bem menos intimidador, mas tão magnífico quanto. E diferente do Amerika Bomber, ele realmente andou – a 225 km/h em 1931!

O que torna o Schienenzeppelin (Zeppelin sobre trilhos) ainda melhor é que seu conceito e execução foram anteriores ao nazismo. Assim como a física quântica, a arquitetura de Bauhaus e Marlene Dietrich, foi um produto da República de Weimar, e a contribuição dos nazistas se resumiu à sua desmontagem para usar seu alumínio nos caças Messerschmitts.

Projetado e construído em 1930 pela empresa férrea alemã Deutsche Reichsbahn, o Schienenzeppelin apresentava uma alternativa em design às locomotivas da época. Tinha uma construção esguia e leve com 20 toneladas, sobre apenas dois eixos, e era movido por um V12 BMW de 46 litros que mais tarde foi usado nos bombardeiros da Luftwaffe. Os 600 cavalos do motor eram direcionados a uma gigantesca hélice, inclinada a um ângulo de sete graus para produzir downforce. Era algo que ainda surpreenderia e agradaria mesmo nos dias de hoje, quando o alumínio não é usado em trens Bauhaus, mas em V8s de giro alto e computadores do futuro.



Originalmente projetado para atingir 193 km/h – comparável à mais rápida locomotiva a vapor da época – o Schienenzeppelin alcançou incríveis 225 km/h no verão de 1931, um recorde de velocidade que durou 23 anos e que nunca foi batido por uma locomotiva movida a gasolina. Infelizmente o trem nunca chegou a ser produzido em série. Problemas com a segurança da hélice e sua confiabilidade evitaram com que chegasse a ser utilizado. O protótipo da quebra de recorde foi desmontado em 1939, no começo da Segunda Guerra Mundial.

Mas nos faz pensar em uma rede férrea alternativa, uma na qual evoluções do Schienenzeppelin cortam o país zunindo, com seu rata-ta-ta de aviões de combate, balas prateadas aspirando recordes de velocidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário