quinta-feira, 24 de março de 2011

A trágica história do cosmonauta russo que foi enviado ao espaço sabendo que iria morrer



O cosmonauta Vladimir Komarov sabia que iria morrer quando deixou a Terra e foi para o espaço na Soyuz 1. O amigo dele, Yuri Gagarin – o primeiro homem a chegar ao espaço – também sabia que Komarov faria isso. Mas Leonid Brezhnev, líder da União Soviética, quis comemorar o 50o. aniversário da Revolução Comunista com um espetáculo. Então Komarov embarcou na Soyuz 1, e assim como previsto, acabou morrendo. A foto acima mostra os restos mortais dele.

O livro Starman, por Jamie Doran e Piers Bizony, examina a história de Gagarin e Komarov, e como eles não poderiam impedir a URSS de seguir em frente com a missão. A NPR diz:

Gagarin e alguns técnicos seniores inspecionaram a Soyuz 1 e encontraram 203 problemas estruturais – problemas sérios que tornariam este equipamento perigoso para se navegar no espaço. A missão, sugeriu Gagarin, deveria ser adiada. 


Vladimir Komarov

Gagarin redigiu um memorando de 10 páginas e o deu a seu melhor amigo na KGB, Venyamin Russayev, mas ninguém ousou enviá-lo para membros mais poderosos no comando. Todo mundo que viu o memorando, inclusive Russayev, ou foi rebaixado de cargo, ou demitido, ou enviado para a Sibéria.

Komarov não poderia recusar a missão porque o cosmonauta que iria em seu lugar, caso ele não fosse, seria seu amigo Gagarin. Então ele aceitou, e quando tudo falhou como previsto – antenas não se abriram, a energia deu problemas, a navegação era difícil – o serviço de inteligência americano capturou as lamentações furiosas de Komarov "insultando as pessoas que o colocaram dentro de uma nave espacial estragada".

Nenhum comentário:

Postar um comentário